post-fef-04

O que é exatamente a síndrome do pânico? É uma crise de medo repentina e desesperadora que acontece nas pessoas. Muitas pessoas não imaginam o quanto é comum na sociedade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2 a 4% da população sofre desse problema, normalmente mulheres e jovens entre 15 a 20 anos de idade, mas não quer dizer que se restrinja apenas a esse grupo.

Inicialmente os sintomas parecem comuns e normais, pois se assemelham ao do estresse. No entanto, a diferença é que o estresse é derivado de alguma ameaça ou angústia na sua vida que você precisa se livrar e o organismo reage. Já na síndrome do pânico, essa ameaça e angústia não existe, a pessoa idealiza em sua mente, e é isso que caracteriza o distúrbio.
Os demais sintomas da síndrome do pânico são: preocupação excessiva, medo, pensamentos negativos, taquicardia, aperto no peito, falta de ar, dor de barriga, sudorese e tontura em variados intervalos e dimensões, como por exemplo, durante as crises o coração dispara de repente, a visão fica turva, o suor se intercala com ondas de calor e frio e a pessoa chega a pensar que vai morrer. Assim, o medo intensifica a descarga de adrenalina no sangue, agravando o pânico.

Para tratar a síndrome do pânico é preciso de uma orientação profissional de um psicólogo. A assistência psicológica é essencial para o tratamento em busca de um resultado preciso. Na consulta agendada com o profissional, o paciente deverá esclarecer perguntas e possíveis questionamentos que o levam a ter a crise e informar alguns itens importantes, como por exemplo, que sintomas ele tem, desde quando começou a ter crises, quais lugares ela acontece, se já passou por algum trauma, entre outros.

O psicólogo é um grande aliado diante desse transtorno. É essencial levantar essas questões junto ao paciente, pois auxiliá-lo como o especialista poderá desenvolver e incentivar as devidas precauções que deverão ser tomadas. 

Ainda tem dúvidas sobre a síndrome do pânico. Entre em contato comigo, será um prazer explicar um pouco mais sobre essa patologia e tirar todas as suas questões.