post-19

Existem pessoas que ainda não sabem o que é exatamente a depressão, acreditam ser apenas um nome dado a sintomas como tristeza, desânimo, mau humor e fadiga.

A depressão é um distúrbio afetivo que é caracterizado por uma infelicidade intensa e por um longo período. Quando alguém passa por um momento difícil em sua vida, é comum se sentir triste, desanimado e mau humorado, porém, com o decorrer dos dias ele se sente melhor para tocar a vida adiante. Quando se está depressivo, isso não acontece. A pessoa passa um tempo seguido de sofrimento, com profundo vazio no peito e comportamento destrutivo.

Com o passar do tempo a rotina de pessoa com depressão fica comprometida, pois passa a interferir em tudo na sua vida, como no trabalho, estudo, alimentação, sono, entre outras atividades do cotidiano.

A depressão pode ocorrer devido a diversos fatores, sejam eles genéticos, psicológicos como: experiências traumáticas físicas ou emocionais, abuso no uso de álcool ou drogas, problemas de saúde, doenças cerebrais e etc. Os principais e mais comuns sintomas para diagnosticar a depressão são: raiva, fadiga, autocrítica exagerada, irritabilidade, inquietação, aumento ou redução de apetite, perda de interesse de trabalhar ou estudar, desânimo em relação a vida pessoal, comportamentos destrutivos, essa série de sintomas podem ser vividos diariamente.

Para cuidar desse transtorno é necessário além de tratamento com medicamentos, o acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Existem mais de 30 medicamentos antidepressivos disponíveis no mercado, porém, essas substâncias não são suficientes para se livrar de vez da doença. O tratamento junto ao profissional tem como objetivo recuperar a autoestima do paciente, auxiliar na recuperação das suas habilidades cotidianas, em lidar com os problemas da vida e aceitar que a realidade é difícil, mas não impossível e que todo ser humano é capaz de ser feliz. É importante mostrar a ele que é capaz melhorar seu quadro depressivo através de pequenas coisas, que devem partir dele próprio, como a prática de atividades físicas, recuperar o convívio social, retomar hobbies e atividades que gosta e etc.

Hoje, o número estimado de pessoas depressivas chega a 350 milhões pelo mundo inteiro. Então caso você conviva com alguém com depressão, saiba o quão é importante sempre motivá-lo a prosseguir com o tratamento e sempre leve energia boa e positiva para lhe causar a sensação de bem estar com sua presença.

E caso você sinta algum desses sintomas, procure uma ajuda de alguém próximo, peça para encaminhá-lo a uma ajuda profissional, saiba que é possível reverter esse quadro