Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se baseia na seguinte teoria: A maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influenciará a forma como se sentem e comportam.

O objetivo terapêutico da TCC é reestruturar e corrigir pensamentos distorcidos e, colaborativamente, desenvolver soluções pragmáticas para produzir mudanças emocionais e comportamentais.

A mudança cognitiva gera mudança de comportamento, por isso, o tratamento inicial é focado no aumento de consciência, percepção do paciente.

Na TCC paciente e terapeuta trabalham como uma equipe, avaliando as crenças do paciente e testando-as para verificar se são reais, visando modificar sua percepção de acordo com a realidade.

O terapeuta cognitivo desempenha um papel ativo ao auxiliar o paciente a identificar e focar em áreas importantes, propondo e ensaiando técnicas cognitivas e comportamentais específicas e planejando colaborativamente tarefas entre as sessões.

Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva é um termo amplo que engloba o estudo dos aspectos saudáveis do viver. Estuda as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter ( sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), relacionamentos positivos ( amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).

Ao contrário da psicologia tradicional, que se foca no estudo e tratamento de distúrbios como a depressão e ansiedade, o novo campo da psicologia positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas. Busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal. Uma característica central da psicologia positiva é que todas suas aplicações são empiricamente testadas e informadas.

Não se trata do que conhecemos como pensamento positivo, se trata de uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz. A Psicologia Positiva está centrada na compreensão da ciência e da anatomia da felicidade, das experiências positivas, do otimismo e do altruísmo, ou seja, não está focada nos problemas das pessoas e em como remediá-los.

Atendimento

A Psicoterapia não possui prazo determinado. O tempo e a frequência das sessões são definidos pelo psicólogo e variam de acordo com a complexidade e resultado de cada paciente.

Durante as sessões serão identificados comportamentos, emoções, pensamentos e crenças que, interligados, provocam o desconforto emocional.

Ao longo do processo psicoterapêutico serão realizadas atividades para o ajuste das crenças do paciente e busca pelo bem-estar.

Forma de Atendimento

A psicoterapia pode ser realizada presencialmente, no consultório, ou por meios tecnológicos da informação e comunicação, conforme Art 2º da resolução 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia.