post-16

Você sabia que brigas, conflitos e estresses podem causar estragos em nosso cérebro?

Os seres humanos possuem um mecanismo de defesa, pelo qual, quando se sentem ameaçados, tomam atitudes agressivas verbais ou físicas e agem por impulso.

Entenda o motivo: temos duas amígdalas, uma de cada lado do cérebro, por trás dos olhos e dos nervos ópticos. Quando estamos diante de uma ameaça, as amígdalas soltam um “alarme”, o qual libera substâncias químicas em nosso organismo. São essas: hormônios de estresse, adrenalina e cortisol. Essas substâncias em nosso corpo causam efeitos de luta (enfrentamento) ou fuga. Nosso cérebro detecta o medo e nosso corpo se prepara para dar uma resposta automática e inconsciente. Por isso, muitas vezes, no calor do momento agimos de forma errada e até nos arrependemos depois.

Esse aumento de adrenalina no corpo, resulta em um ritmo cardíaco acelerado, sudorese e tremores que afetam nosso cérebro, pois nossa respiração fica superficial e rápida. Busque praticar atividades que te façam relaxar, como andar na praia ou praticar yoga. Além disso, recorra a um profissional para que consiga lidar melhor com situações de conflitos, tanto na vida pessoal ou profissional, aprendendo técnicas para enfrentar o estresse, deixando sua mente em paz.