Quantidade de horas de sono e o excesso de cafeína, por exemplo, são alguns hábitos que quando mantidos podem deixar o corpo cansado.

Você se sente constantemente exausto e não entende por quê? A razão é que tendemos a manter hábitos que drenam nossa energia e não sabemos como evitá-los. Parte da solução é muito fácil – basta reconhecê-los.

O bem estar mental é tão essencial para o nosso funcionamento geral quanto a saúde física. Estudos indicam que uma boa saúde mental leva a um melhor gerenciamento do estresse, maior produtividade, menos risco de doença mental, boa auto estima e melhor qualidade de vida geral.

Você é o produto de seus hábitos diários, bons e ruins. Se você sabe o que é bom ou ruim para você, pode escolher se deseja ou não melhorar e manter um estilo de vida saudável.

Veja algumas das possíveis causas dos baixos níveis de energia. 

Tentar agradar a todos

Esse é um grande equívoco, achar que vamos agradar a todos o tempo todo. Muitas pessoas deixam de agir ou orientam suas ações por medo de não agradar, por isso é preciso centrar sua vida em você e agir, sem medo da crítica. Acredite em você, erga o corpo e vá!

Pensar demais e não agir

Essa é outra atitude que só desgasta a nossa energia. Ruminar pensamentos, em maioria negativos, são uma forma de distração. Quem pensa ou tem dúvidas demais perde oportunidades na vida por medo de errar… quem não erra não aprende. Pratique técnicas de respiração para relaxar mais a mente e que tal tentar, errar… até acertar?

Vitimizar-se

Ter pena de si mesmo é passar a mão na cabeça, vira uma justificativa para não fazer nada, o que é extremamente frustrante para qualquer pessoa. Então, assuma o controle da sua vida e escolha ser protagonista e não vítima das circunstâncias.

Viver o passado 

O passado é o passado e não há razão para ficar preso nele no presente. A única pessoa que você afeta é você. Portanto, aprenda a dar um ponto final nos eventos marcantes do passado.

Só enxergar os erros e defeitos

Se a sua mente estiver condicionada a só enxergar os erros e defeitos em si e nos outros, vai sofrer consumido pela energia negativa. Então, relaxe um pouco, seja menos exigente com você e com as pessoas ao seu redor. Isso vai gerar forças para entrar em ação.

Comparar-se o tempo todo com os outros

Hoje vivemos numa sociedade em que existe muita comparação e grande competitividade, o que suga a nossa energia. Então, tenha a si mesmo como parâmetro e seja melhor a cada dia, comemore cada pequena conquista. Tenha em mente que cada um é de um jeito e que somos seres únicos. Encontre o seu diferencial!

Falta de sono adequado, não beber bastante água, falta de exercício e ingerir muita cafeína. Esses são alguns exemplos de hábitos que fazem diferença em nossa vida e na qualidade da saúde mental.

Que tal dar um chega pra lá nessas atitudes para ser mais feliz, leve e realizado?
Siga as dicas e, se precisar de um auxílio mais personalizado, entre em contato!

Você percebe algumas dessas atitudes presentes na sua vida? Comente aqui abaixo!

Sou Joana Santiago – Psicóloga