A mulher na sociedade

O papel da mulher na sociedade caminha a passos largos, rompendo desafios e quebrando velhos paradigmas, porém a luta das mulheres deve prosseguir a propósito de alcançarmos a igualdade de gênero. Continue lendo o texto e saiba mais sobre a nossa contribuição na sociedade.

A participação da mulher é fundamental para tornar o mundo mais humano.

Março é o mês que marca a luta pela igualdade de gênero ao redor do mundo, e nesse domingo, dia 08, Dia Internacional da Mulher, é o momento propício para refletirmos o papel social, político e cultural da mulher contemporânea.

É dia de lembrarmos que a data não foi criada somente para comemorarmos, mas para homens e mulheres celebrarem juntos as conquistas, valorizando suas lutas e avanços que levam o mundo, nesse dia, a discussão e debates sobre o papel da mulher na sociedade atual.

Na luta incansável contra a desigualdade a mulher seguiu buscando um direito fundamental com a superação de todas as espécies de discriminações.

Com a sua ideologia, a mulher hoje é reconhecida como uma das principais transformadoras da sociedade, destaque pela emancipação da humanidade e valorizada no protagonismo do desenvolvimento econômico, político e social.

Respeitar as diferenças

Homens e mulheres são diferentes e compreender estas diferenças é essencial para se construir um bom convívio em casa e na sociedade. O machismo não surgiu do acaso, mas de ideias equivocadas acerca da vida humana, ideias que foram perdendo sentido à medida que fomos desenvolvendo as ciências humanas, em especial, a psicologia. Hoje, por exemplo, alguns insistem na ideia de que o gênero é constituído pela cultura, mas não são poucos os estudos que provam o contrário. Desde os traços físicos externos, o tamanho de alguns órgãos vitais, os órgãos sexuais, até os aspectos psíquicos e a forma com que o cérebro funciona, tudo destaca diferenças que fazem com que homens e mulheres sejam de fato seres que se complementam, justamente devido a suas diferenças.

A força da mulher

A figura da mulher, por muitos séculos vista como secundária, começou a ganhar maior força nos dias atuais. É claro que muitas são as heranças históricas de luta feminina que não podem ser deixadas para trás e é inclusive graças à elas que a mulher consegue garantir seu espaço nas mais variadas estruturas da sociedade.

O futuro é de luta para a construção de novos tempos, na concretização de políticas públicas com mais delegacias de mulheres, casas de apoio, habilitação popular para mulheres que chefiam família, empregos para as mulheres com equiparação salarial, reconhecimento da maternidade como função social, democratização do poder e plena participação das mulheres no processo eleitoral, entre outros.

Parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher!