O mundo está em constante transformação. E no mercado de trabalho não é diferente.

Pare e pense: como era o mundo dez, vinte anos atrás? Era parecido com o que vivemos hoje? A resposta certamente será “não”. Afinal, dez, vinte anos atrás, ferramentas essenciais para o nosso dia a dia não existiam. Carreiras eram muito mais sólidas, pois não haviam mudanças perceptíveis na forma de trabalhar.

No mercado de trabalho não é diferente. É notório que ele mudou com o passar dos anos. O cargo de chefe, por exemplo, passou a demandar muito mais conhecimento que alguns anos atrás. Segundo Patricia Fadini, headhunter da empresa De Bernt Entschev “As posições de gestão mudaram todas de perfil, sem exceção. Já para os especialistas a mudança ocorre, mas depende do tipo de profissão”.

Uma das carreiras que mudou ao longo do tempo foi a do profissional de RH. Se antes ele se importava mais com o aspecto humano e operacional, atuando com o atendimento, hoje o RH está cada vez mais perto dos negócios da empresa, influenciando-o. Para Mário Custódio, gerente da divisão de RH da Robert Half, “a proximidade permite identificar onde há potencial de melhora, tanto de processos como também em relação aos profissionais”

Para a maioria dos profissionais, antes bastava competência técnica e força de vontade para se dar bem. No entanto, hoje, empresas estão atrás do profissional que produz mais em menos tempo. Ou seja: a contratação é mais baseada na produtividade do que na habilidade técnica. Tempo é dinheiro.

Outro exemplo: engenharia. Durante muito tempo, o engenheiro precisava possuir apenas competência técnica. Com a mudança geral no mercado de trabalho, o profissional de engenharia teve que cuidar das suas habilidades comportamentais. Como saber transitar entre diversos níveis hierárquicos, trabalhar para minimizar conflitos e capacidade para liderar equipes multifuncionais.

Segundo a headhunter Patrícia Fadini, “As competências técnicas não deixaram de ser importantes. Pelo contrário, o mercado entende que isso você já tem, e demanda, agora, habilidades comportamentais”.

E você? Já teve que mudar a forma de trabalhar para se adaptar às mudanças do mercado de trabalho? Entre em contato comigo. Podemos buscar a adaptação juntos e melhorar ainda mais seu crescimento profissional.