vamos-falar-sobre-suicidio-2
Falar sobre suicídio é necessário, principalmente nos dias de hoje em que o índice vem aumentando.

O suicídio acomete pessoas por todo o mundo e está atrelado a situações de extrema tristeza e/ou distúrbios mentais. A tristeza é uma emoção subjetiva: sabemos defini-la, mas cada indivíduo a sente de uma forma. Para algumas pessoas a tristeza em determinadas situações pode ser suportável, já para outras não tanto.

Em geral, por não conseguir lidar com tanto sofrimento e angústia, o indivíduo começa a considerar o suicídio. Nestas situações, conflitos mentais perturbam extremamente a pessoa, que passa a enxergar somente a morte como escapatória desse estado emocional.

A depressão é uma das doenças que propicia bastante casos de suicídio, assim como no transtorno de personalidade borderline, na esquizofreina, entre outros.

Em alguns casos, considerando o transtorno psiquiátrico que acomete o indivíduo, entende-se que a capacidade de mensuração de riscos e suas consequências fica rebaixada, levando ao suicídio por descuido na exposição a riscos.

Em qualquer situação onde possa haver manifestação de intenção ao suicídio é preciso agir imediatamente. As pessoas ao redor de um indivíduo com ideação suicida podem receber “avisos”, mas precisam estar atentas aos comportamentos deste indivíduo para serem capaz de perceber a intenção. Sinais de depressão, reclusão, falas que indicam que o melhor seria não existir ou não estar presente em determinada situação são alertas. Procure imediatamente a ajuda de um profissional ao suspeitar que alguém próximo apresente ideações suicidas.
 espaco

Juventude e Suicídio

Dados nos mostram que entre os jovens, o suicídio é visto como a segunda maior causa de morte, a faixa etária que mais sofre do caso está entre 15 e 19 anos. Os problemas familiares, psiquiátricos e de religiosidade são fatores que fazem parte disso. Fique atento, se perceber algum sinal em parente, familiar e/ou pessoa próxima, procure falar sobre o que aflige e busque ajuda especializada. Sua atitude pode salvar vidas.