O papo de hoje é sobre relacionamentos tóxicos e como evitá-los

Como evitar relacionamentos tóxicos

Hoje é Dia dos Namorados! Goste ou odeie, todos os anos somos bombardeados com mensagens sobre romance, flores, doces, jantares à luz de velas e cartões de amor para sua metade. O Dia dos Namorados pode ser esmagador e, admitimos, um pouco bobo, mas gostamos de pensar nele como mais um dia para reafirmar a importância de relacionamentos saudáveis ​​e respeitosos – com você ou com os outros!

Porém, algumas das mensagens que ouvimos em torno do Dia dos Namorados e sobre o amor, em geral, são um pouco preocupantes. “Você é meu”, “Você é o Único”, etc, tudo começa a soar um pouco… assustador, certo? As noções da sociedade sobre o amor podem ser nenhum pouco saudáveis. A maneira como falamos e, portanto, percebemos o amor são muitas vezes sobre “propriedade” ou “posse” de outra pessoa. Quantas vezes você já ouviu falar: “Você é tudo que eu preciso”, “Você é tudo para mim”, ou mesmo, “Se eu não posso ter você, ninguém pode.”

Mas o amor saudável não tem a ver com posse ou propriedade. Longe disso. Em um relacionamento saudável, os parceiros são reconhecidos como indivíduos com diferentes limites e necessidades.

Claro, você e seu parceiro podem compartilhar alguns dos mesmos limites e necessidades, e talvez seja por isso que deu um grande Match! Mas segurança e respeito um pelo outro vêm em primeiro lugar.

Estar em um relacionamento é uma escolha que você faz todos os dias desse relacionamento, dure ele alguns dias, meses ou uma vida inteira.

O mesmo vale para o seu parceiro. Vocês não possuem um ao outro, vocês não são um objeto. Vocês são seres humanos com desejos e sentimentos complexos. Quando uma pessoa no relacionamento sente que é dona da outra pessoa, ou quando ela tenta controlar o parceiro porque “ama” a pessoa – bem, isso não é amor! Esses são definitivamente sinais de uma relação abusiva e tóxica.

Portanto, neste Dia dos Namorados, pergunte a si mesmo o que o amor saudável significa para você? Como você quer ser tratado em um relacionamento? Como você quer tratar seu parceiro? Conhecer as respostas para essas perguntas pode ajudá-lo a construir relacionamentos saudáveis ​​por toda a sua vida.

Se você ou alguém que você conhece tiver alguma dúvida sobre um relacionamento, saudável ou tóxico, entre em contato comigo. A terapia pode ajudá-lo a lidar, restaurar seu senso de autovalor e tratar das preocupações de segurança.

Seja feliz sempre!