O que é assédio moral no trabalh

Ao contrário do que muitos pensam, a expressão assédio moral não deve ser usada em qualquer comportamento rude de um superior ou colega de trabalho. O assédio está atrelado a pessoas que sofrem constantemente humilhações e abuso de poder dentro do ambiente de trabalho.

Por ter caído em uso popular, muitas pessoas hoje ainda acham que aquela tal “perseguição” do chefe, a cobrança diferenciada para certo funcionário, podem ser encaradas como assédio moral. O termo “assédio” ainda não é entendido pela maioria de fato.

Da mesma forma, o oposto também acontece bastante. Muitas vítimas de assédio moral, por falta de informação adequada, não sabem o que estão passando ou não se dão conta do que estão sofrendo no trabalho. Até porque, na maioria dos casos, leva um certo tempo para vítima perceber que está sendo assediada.

Entendendo melhor o assédio moral

Para identificar o assédio moral é preciso estar atento e perceber se há um constante comportamento abusivo, onde a característica do assédio pode se dar por violência psicológica e/ou física.
Normalmente o assédio acontece, e fica mais claro, quando presenciamos ações, porém a falta de ações e atitudes para com o funcionário (vítima) também é um jeito de assediar moralmente esta pessoa. Quando o chefe toma atitudes ou decisões mais radicais ou repentinas, como tirar tarefas e cortar de forma considerável o volume de trabalho de tal funcionário é importante ficar ligado. O que também acontece muito é o gestor traçar metas e objetivos impossíveis de serem atingidos por seu subordinado e sobrecarregá-lo com novas demandas.

Além disso, ocorrem as exposições e humilhações em público, categorizando o funcionário como burro e incompetente, por exemplo, e os momentos de exigências descabidas como trabalhar nos finais de semana ou fora do horário de trabalho, sem que isto seja combinado previamente e seja feito de maneira autoritária, impositiva.

Todas essas práticas podem causar sérios danos ao trabalhador, que passa de um ótimo funcionário para uma vítima em potencial.

Fique atento, olhos sempre abertos.

O assédio moral é coisa séria e é caracterizado por provocar danos à saúde da vítima, psicológica e física, e também por prejudicar os direitos fundamentais do trabalhador. Por isso, NÃO SE CALE ao presenciar ou passar por ocasiões de abuso.

Se você tem dúvidas e acha que pode estar sendo assediado, procure um profissional que poderá prestar esclarecimentos e lhe ajudar nesse momento.