Ei, você aí, que vive nesse turbilhão de pensamentos, listas de tarefas e notificações intermináveis: já deu um tempinho pra sua saúde mental hoje? Não? Então bora refletir, porque tá na hora de colocar a cabeça em modo “prioridade máxima”.
A saúde mental vai muito além de “não estar triste” ou “ficar positivo”. É sobre entender que tudo na nossa vida passa pelo filtro da mente: nossas relações, o passado que carregamos, as escolhas que fazemos e até os sonhos que queremos alcançar. E, spoiler: se esse filtro está sujo ou sobrecarregado, a vida vai parecer confusa, pesada e cheia de “erro 404: paz de espírito não encontrada”.
Então, como priorizar a mente sem pirar ainda mais? Aqui vão umas dicas com uma pitada de psicologia e bom humor:
- Aceite que nem sempre está tudo bem – e tá tudo bem com isso! Entender e acolher as próprias emoções é um ato de coragem. Tá com medo? Tá cansado? Tá com vontade de sumir por 15 minutos (ou 15 dias)? Respeite isso.
- Passe a régua no passado (ou pelo menos tente). Ninguém está aqui pra viver preso no que já foi. A terapia é um GPS excelente pra te guiar por esses becos sem saída.
- Desapegue do “tem que”. Quem disse que você precisa ser perfeito o tempo todo? Spoiler: ninguém. Redefina suas expectativas e descubra o prazer em fazer o possível.
- Cerque-se de gente que soma, não que drena. Relacionamentos tóxicos são como wi-fi ruim: deixam você lento e frustrado. Escolha conexões mais saudáveis!
- Aprenda a dizer ‘não’. Inclusive para você mesmo, quando começar a acumular mais projetos, promessas e dietas malucas do que consegue cumprir.
E, por fim, lembre-se: saúde mental é como carregar o celular. Se você nunca dá pausa para recarregar, uma hora a bateria acaba, e ninguém funciona no modo avião por muito tempo.
Que tal começar hoje? A saúde mental está ON, mas quem aperta o botão é você!
Sou Joana Santiago – Psicóloga