POST 28

A depressão é um distúrbio afetivo psicológico causado por diferentes origens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje cerca de 121 milhões de pessoas são diagnosticadas com depressão, porém não é um problema recente e acompanha a humanidade ao longo da história. O que muitos não sabem é que as causas podem ser tanto fatores físicos ou mentais e, até mesmo, problemas sociais, entretanto, esses fatores podem ser também consequências de uma depressão. Os principais sintomas são presença de tristeza, pessimismo, autoestima baixa, falta de energia e disposição, perda de apetite, entre outros. É imprescindível um acompanhamento médico e tratamento adequado.

 A depressão pode atingir diversos tipos de pessoas independente de idade e condições sociais. Podemos falar sobre a depressão que atinge os adolescentes e que, muitas vezes, os adultos não levam a sério e acreditam ser uma fase. Porém, foi comprovado em maio de 2014 que a depressão é um dos principais problemas de saúde entre os jovens de 10 a 19 anos e está relacionado ao número de suicídios nesse período. Além disso, é importante ressaltar que a depressão em meninas adolescentes é maior do que em meninos, fatores como assédio ou abuso sexual, maus-tratos físicos e emocionais, estresse e preocupações com estética estão diretamente relacionados.
espaco

A Depressão Pós-Parto

Essa doença também pode atingir mulheres no seu período pós-parto. A depressão nesse período é muito mais comum do que se pensa, as novas mamães passam por alterações de humor e crises de choro logo após o parto, dadas por tristeza, medo e desesperança momentânea. Em geral, a depressão pós-parto ocorre em um período curto, devido apenas à alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. No entanto, há mulheres que sofrem com a mudança de rotina, sentem falta de mais liberdade e, principalmente, acham que não são boas mães o suficiente, o que pode estender este período depressivo. Com isso, a depressão pós-parto não deve ser desvalorizada e sim tratada de imediato, para ajudar a mãe a controlar seus sintomas e desfrutar o mais rápido possível a maternidade. 

A depressão pode atingir até os mais velhos, apesar de parecer raro, o transtorno psicológico pode sim ocorrer na terceira idade, normalmente ocasionado pela dificuldade de assimilar as mudanças da vida que chegam com a velhice como: a perda de controle sobre a vida, problemas de visão e/ou audição, mudanças físicas, recursos financeiros limitados, perda de pessoas queridas, solidão, entre outros.

Se você conhece ou convive com alguém que apresenta algum tipo de comportamento depressivo, procure ajuda, pode ser muito mais do que um período triste.