Definir metas de desenvolvimento de carreira específicas e mensuráveis pode ajudá-lo a chegar ao próximo nível em sua carreira.

Embora muitas vezes esperemos que as coisas corram automaticamente da maneira que desejamos, quando se trata de objetivo de carreira, não podemos contar com isso. E percebemos como é importante planejar o futuro com eficácia, quer você ainda esteja estudando ou já esteja trabalhando.

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira é uma estratégia prática que permite determinar suas habilidades e interesses, definir metas de carreira e implementar ações que o ajudarão a alcançá-las.

É um processo contínuo e inclui uma visão geral de:

  • Habilidades e experiência 
  • Ambição por desenvolver a carreira
  • Interesses pessoais
  • Prioridades

Por que o planejamento de carreira é importante?

O planejamento de carreira é uma ótima maneira de garantir que sua carreira esteja na direção certa.

Não apenas o ajuda a realizar sua paixão, mas também facilita seus objetivos de carreira com ações e objetivos tangíveis. No mínimo, isso o ajudará a responder a perguntas sobre metas de carreira em sua próxima entrevista.

Ao avaliar sua situação, você também poderá determinar e preencher quaisquer lacunas em seu conhecimento ou experiência que possam estar impedindo você de conquistar o emprego dos sonhos.

Quem deve fazer um plano de carreira?

Todos podem se beneficiar com a criação de um plano de carreira.

Se você ainda está estudando, acabou de se formar, deseja mudar de carreira ou está ansioso por uma promoção, um plano de carreira garantirá que suas ações estejam alinhadas com seus objetivos.

E não são apenas grandes mudanças que um plano de carreira ajuda a implementar. Você também pode usá-lo para aprender novas habilidades e ampliar seu conhecimento em uma área específica.

Como fazer um plano de carreira

  • Avalie as opções. Em primeiro lugar, você precisa descobrir qual o melhor caminho para você.
    Priorize sua escolha com base em seus interesses e pontos fortes, considerando a importância de fatores como salário, cultura da empresa, horário de trabalho e tempo de deslocamento.
  • Liste suas habilidades atuais. Listar suas habilidades, aptidões e experiência o ajudará a entender qual plano de carreira se adapta a você, mas também a descobrir se está qualificado o suficiente para seguir seu caminho preferido. As áreas nas quais você não tem conhecimento informam as ações que você planeja realizar em termos de treinamento e desenvolvimento.
  • Estabeleça metas e ações. Depois de decidir qual é sua carreira ideal, é hora de definir algumas metas, que o ajudarão a decidir quais ações você precisa realizar.
  • Dê a si mesmo prazos. Definir prazos para cada uma de suas metas o motivará a fazer as coisas. Quer você trabalhe com datas exatas ou escolha uma escala de tempo mais ampla (por exemplo, um determinado mês) – adicionar isso ao seu plano de carreira dará aos seus objetivos um contexto realista, sem mencionar que o manterá motivado para continuar.
  • Continue checando. Um plano de carreira não é uma solução completa. Para ter certeza de que suas metas estão atualizadas, é importante verificá-lo constantemente. Além de permitir que você acompanhe seu progresso, também significa que você pode fazer alterações se as circunstâncias mudarem.

Como faço para seguir meu plano de carreira?

O planejamento de carreira não é algo que você faz uma vez e depois esquece. 

Embora formar um plano seja o primeiro passo, ele não funcionará sem um esforço contínuo. Isso significa usar o seu plano de carreira para informar o seu dia-a-dia, enquanto faz mudanças constantes.

Em um papel escreva o que pretende fazer, logo em seguida, diga o por que isso deve ser feito, depois como e quando você pretende fazer (se dê prazos, curtos, médios ou longos) e por último quem irá fazer: você? Será preciso buscar ajuda de outras pessoa? Coloque em mente que aqui a necessidade é ser objetivo e direito para em seguida agir de forma assertiva.

Ter sucesso em um local de trabalho em constante mudança requer um plano de gerenciamento de carreira. Os empregadores sempre desejam atrair, contratar e reter funcionários que ofereçam o melhor valor. Pense em você como uma empresa com um produto para vender e crie uma estratégia para comercializar seu valor no local de trabalho.

Sou Joana Santiago – Psicóloga