POST 22
 espaco
Um dos passos mais importantes para os jovens é decidir qual profissão seguir.
A dúvida nesse momento tão importante é normal e a orientação vocacional funciona como uma forma de tranquilizar o jovem nesta fase, que pode se sentir inseguro e com medo.Através de avaliações comportamentais, testes psicológicos e atividades de autoconhecimento tudo fica mais claro na mente do jovem, conseguindo, assim, identificar suas afinidades e capacidades para escolher a profissão.
espaco
É importante que o profissional seja capacitado para realizar a orientação vocacional e ele deve considerar a personalidade, a história de vida e possíveis influências que o jovem pode sofrer. Também é importante avaliar o mercado de trabalho e pensar em longo prazo, já almejando no presente o futuro após a formação acadêmica. Mas de fato o principal para tomar a decisão se encontra no interesse, na motivação e na habilidade pessoal em relação a profissão que será escolhida.
 espaco
A orientação vocacional facilita o processo da escolha de carreira ajudando a pessoa a enxergar melhor seus conhecimentos e habilidades. O fator principal para tomar a decisão se encontra no interesse, na motivação e na habilidade pessoal em relação a profissão que será escolhida.
É muito comum o jovem ser indeciso e não é simples para o jovem entender seu espaço dentro da sociedade. Com isso, cresce o medo de tomar decisões, fazer uma escolha errada, se arrepender e perder tempo cursando algo com que não se identifica. Tudo isso é natural nessa situação.
espaco

A orientação não vai decidir qual profissão o jovem deve seguir, mas sim permitir que conheça e entre em contato com suas habilidades, inclusive aquelas que nem sabia que tinha.espaco

Busque sempre a orientação do psicólogo para construir o caminho da sua escolha profissional.