Como citei no último post, o mercado de trabalho da psicologia é cheio de possibilidades. O psicólogo, hoje, pode atuar em diferentes áreas, em cada uma com suas particularidades. Mas, para ser um bom psicólogo, independente da área, é preciso ter algumas características intrínsecas à profissão.
A primeira, antes de mais nada, talvez seja óbvia: ser um bom ouvinte. Nosso trabalho consiste em analisar tudo o que o paciente fala e encontrar padrões de comportamento que identifiquem problemas, transtornos, etc. Saber ouvir e analisar é, então, essencial para o psicólogo.
Outra característica importantíssima: ser livre de preconceitos. Como a nossa função é analisar e entender a mente humana, qualquer juízo pré-concebido irá atrapalhar a compreensão dos sentimentos. Como entender um sentimento se antes ele já foi julgado? Bem difícil, não?
Ter empatia também é fundamental aos psicólogos. Quando se consegue ver através dos olhos do paciente, entender as razões, os medos, os anseios, é que se diferencia um psicólogo de um ótimo psicólogo.
Outra característica vital para a profissão (aliás, para a vida): a honestidade. A função do profissional não é agradar o paciente mas, sim, mostrar como as coisas são e como elas podem ser diferentes e melhores. Ser cuidadoso e gentil ao comunicar fatos desagradáveis é um grande diferencial para a profissão.
O que você acha dessas características? Conhece mais alguma essencial para a o psicólogo? Manda pra gente!